Como autônomo o síndico profissional celebra um contrato de prestação de serviços e não será empregado. Poderá, desde que a Assembleia concorde, cuidar de tudo, sem a figura do sindico convencional, inclusive da conta bancária. O gestor ou gerente de condomínio ou síndico profissional tem funções semelhantes, mudando apenas a nomenclatura.

Síndico Profissional preparado para administrar condomínios dos mais diversos padrões e níveis de complexidade com experiência que permite solucionar todas as situações de gestão condominial e também promover qualidade de vida e convivência, mais segura, econômica e agradável à vida condominial. Uma assessoria séria, competente, confiável e imparcial dando tranquilidade aos condôminos.

A principal vantagem em eleger um síndico profissional é a imparcialidade, não havendo envolvimento com vizinhos e empregados, outra vantagem é que não existe vinculo empregatício, tratando-se de uma eleição em assembleia ordinária ou extraordinária nos mesmos moldes como se fosse um condômino, apenas assumindo uma postura profissional.