Síndico profissional atribuições

Síndico profissional atribuições, conheça tudo sobre esse cargo tão conhecido em condomínios. No último domingo foi comemorado o Dia do Síndico; saiba mais sobre o cargo.

“Chama o síndico!”, frase que ficou famosa na canção W/Brasil, do cantor brasileiro Jorge Bem Jor, e tem como síndico em sua música o também cantor brasileiro Tim Maia, é uma frase famosa entre os moradores de edifícios e condomínios.

O síndico é aquela figura que administra o condomínio, resolve os problemas, é o responsável pela gestão do conjunto habitacional, por manter a ordem, a segurança, a disciplina, a legalidade, a limpeza, as obras, enfim, é o responsável direto do local.

Como se fosse o prefeito do condomínio, o síndico é eleito pela Assembleia Geral dos Condôminos, e quando assume o cargo, tem o dever de cuidar do prédio e dos moradores.

No Brasil, a figura do síndico existe desde 1964, e é uma exigência legal de acordo com Lei Federal que estabeleceu as bases para o funcionamento de um condomínio.

O Código Civil brasileiro dispõe sobre o condomínio edifício, onde traz as regras de funcionamento, bem como os direitos e deveres do síndico e condôminos.

O síndico Hiran Sebastião Meneghelli, exerce a função há 10 anos no condomínio do Edifício Mediterrâneo, e comenta que é uma função muito trabalhosa.

“Gosto de ser síndico, mas é muito desgastante. São muitos problemas para resolver, muita coisa para cuidar, as pessoas nem imaginam o trabalho que é. Sou aposentado e trabalho como síndico em período integral. Se acontece algum problema durante a madrugada, lá estarei para resolver.”

Meneghelli conta que virou síndico em uma assembleia, onde resolveram montar uma chapa, e lá mesmo foi eleito.

A votação para o cargo acontece todo mês de setembro, a posse é sempre no primeiro dia útil de outubro, e a gestão dura por um ano. Hiran foi eleito síndico por mais um ano, mas, embora afirme que a convivência síndico-morador em sua gestão é pacífica, acredita que na próxima eleição não irá mais concorrer.

O síndico também comenta que como são muitas funções, cada vez menos as pessoas procuram assumir tal cargo.

Os 10 Mandamentos do Síndico

  1. Limitar o desgaste
  2. Dividir funções e responsabilidades
  3. Conhecer a legislação
  4. Organização
  5. Perceber as demandas
  6. Autoridade sem autoritarismo
  7. Conhecer bem o condomínio
  8. Agir com criatividade
  9. Nunca descuidar da manutenção
  10. Boa estratégia de comunicação

Fonte: Síndico Net